Voltar>>

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

>> Projeto Pedagógico do curso de Ciências Contábeis

APRESENTAÇÃO


O Curso de Ciências Contábeis forma hoje o profissional imprescindível na vida moderna, responsável por estudo e controle do patrimônio das empresas com ou sem fins lucrativos, bem como na organização das informações para a tomada de decisões do empresário ou executivo. O Curso foi contemplado com uma organização curricular que busca formar o cidadão e o profissional com elevada capacidade técnica e (científica) analítica.

As disciplinas foram dispostas buscando as suas inter-relações, dando assim um encadeamento a proposta de ensino. Essa organização curricular buscou, também, atender o que determina as diretrizes curriculares, dando ao egresso de uma formação articulada com outros ramos do saber, bem como a ética e a responsabilidade social. As linhas definidas de pesquisa do curso são: Controladoria, Contabilidade e Tributos e Contabilidade Gerencial.

PERFIL

O perfil profissional do egresso do curso de Ciências Contábeis deve atender ao que determinam as diretrizes curriculares, tendo formação humanística, técnico-cientifica e prática, indispensáveis para as atividades nas instituições e nas transformações sociais e, ainda, deve estar dotado de senso ético profissional, associado à responsabilidade social.

MISSÃO

A Faculdade Ideal é uma instituição de ensino pluralista, integrante do conjunto de Instituições de Ensino Superior da Iniciativa Privada, caracterizada pela qualidade do ensino ministrado. O Curso de Ciências Contábeis tem como missão fortalecer a capacitação de aprendizado do aluno, para que este esteja pronto para o mercado de trabalho.

DIFERENCIAIS

Nosso quadro de professores é caracterizado por profissionais altamente capacitados e com ampla experiência, é formado por Doutores, Mestres e especialistas que, aliado a grupo de alunos que busca lugar no mercado de trabalho. A coordenação do curso tem contribuído para um ambiente de progresso e busca constante de aperfeiçoamento entre docentes e discentes, alicerçado por vínculo de respeito e amizade entre professores e alunos, cada qual cumprindo, com responsabilidade, o seu “papel”.  

MERCADO

A atuação profissional, após a conclusão do curso, abrange, entre outras, as seguintes carreiras: Controller; consultor (financeiro e fiscal); auditor (interno e externo); auditor fiscal; perito; analista de sistemas contábeis; gerente e diretor financeiro; diretor de contabilidade; contador-gerente em grandes e médias empresas, multinacionais e entidades públicas, principalmente após a promulgação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

OBJETIVO

Formar contadores capacitados e qualificados ao exercício profissional dotados de senso analítico e crítico, orientados pelos valores morais de nossa sociedade e pela instituição, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento das sociedades com competência tecnico-acadêmica da profissão.

INFORMAÇÕES

Duração do Curso: 4 (quatro) anos
Semestral: Mínimo 8 (oito) semestres - Máximo 12 (doze) semestres
Horários:

Vespertino: 14h00 às 17h30 / Noturno: 18h30 às 22h00
Sábado das 08h00 às 12h00 (Atividades Complementares/Estudos Independentes / Reposição de aulas /SIDA - Sistemas de Dependência e Adaptação).
Carga horária do Curso: 3.100 horas
Vagas totais anuais ofertadas: 240 vagas (60 vespertino por semestre e 120 noturno por semestre)
Autorização: Portaria nº 1.660, de 25 de julho de 2001.
Reconhecimento: Portaria nº 3.259, de 29 de outubro de 2004 – Conceito CMB.