Voltar>>

DIREITO

APRESENTAÇÃO


O Curso de Direito é concebido, com base na Portaria MEC n° 619 de 06 março de 2002, nos Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação em Direito e nas Diretrizes Curriculares do Curso de Direito do CNE/MEC, observadas as Instruções Normativas da OAB. Trata-se de um Curso que vem ao encontro das necessidades e oportunidades da Região.

Ressalte-se, o Curso de Direito da Faculdade Ideal foi autorizado em todas as Instâncias Estaduais e Federais, sendo aprovado pela Comissão de Avaliação in loco do MEC, pela Comissão de Especialista do MEC e pelo Conselho Nacional de Educação.

O Curso prepara o futuro operador de Direito para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício da profissão. Pretende preparar um profissional adaptável a situações novas e emergentes, fortalecendo a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva. Além da formação jurídica mais típica, no âmbito dos estudos de graduação, o Curso pretende atender às especificidades jurídicas da Região, como os litígios e as políticas de natureza ambiental e agrária.

MISSÃO

Através de uma proposta pedagógica inovadora, visa promover a cidade de Belém do Pará e a região, em um centro de excelência no ensino das Ciências Jurídicas, destinado a formar profissionais capacitados para atuar na comunidade, promovendo o desenvolvimento sócio-econômico de forma sustentável e com justiça social.

OBJETIVO

O objetivo primordial do curso proposto pela Faculdade Ideal é de formar não apenas técnicos jurídicos, mas bacharéis comprometidos com a transformação social da comunidade onde o curso está inserido, sob as seguintes perspectivas: conhecimento sólido dos elementos e princípios que constituem a experiência jurídica; instrumental para aplicação dos conhecimentos teóricos à realidade prática; visão lúcida e crítica, universal e científica voltadas para a realização do Direito; aptidão para, diante das transformações sociais e a realidade nacional, compreender, interpretar e contribuir na criação do Direito e na sua justa aplicação; o exercício da advocacia; exercício de funções públicas; magistratura; ministério público; magistério jurídico, diplomacia.  

PERFIL

O Direito opera na natureza, no universo humano e em suas construções espirituais e materiais. Se o profissional não tiver consciência do que significa o ser humano, isto é, o destinatário final de suas obras, se não refletir sobre porque esses seres se organizam, como constituem seu conhecimento, como explicam a sociedade, a natureza e o universo, certamente trabalhará no mais raso senso comum, considerando os fenômenos sociais e políticos como o menor problema a ser resolvido de forma objetiva.

É neste contexto que os egressos da instituição irão atuar.  Um ambiente de contrastes sócio-econômicos, identificados pelas riquezas naturais, e pelo desenvolvimento econômico, verificado em todos os setores existentes, faz com que sua comunidade seja testemunha de mudanças e evoluções constantes, exigindo a busca contínua de informações como um meio de possibilitar a atuação profissional com uma base sólida sobre questões da qualidade de vida e, sobretudo, como seres éticos.

O perfil do profissional a ser formado pela Faculdade Ideal, portanto, é o de um profissional atento às novas manifestações no campo do Direito, principalmente em um momento histórico onde os déficits da modernidade geram profundas alterações na vida das pessoas.

MERCADO

Através das profissões jurídicas busca-se dar proteção à vida, à liberdade, à dignidade e ao patrimônio das pessoas. Esse trabalho exige do profissional uma preparação sólida, cultura geral ampla, capacidade de analisar o comportamento humano e de refletir com serenidade. Deste modo, o bacharel em Direito dispõe de um campo de atuação variado e extenso, destacando-se: Advocacia; Magistratura (Estadual e Federal); Ministério Público (Estadual e Federal); Procuradoria; Segurança Pública (Delegados da Polícia Civil e Federal); Consultorias, Assessorias e Magistério Superior.

DIFERENCIAIS

Nosso quadro de professores é caracterizado por profissionais altamente capacitados e com ampla experiência. É formado por Doutores, Mestres e Especialistas, aliado a grupo de alunos que busca lugar no mercado de trabalho.

Além de sólida formação teórica, o Curso de Direito permite, através do NPJ, que o acadêmico adquire, a partir do primeiro semestre, realize atividades práticas, ou seja, mesmo não sendo obrigatório, o discente pode estagiar desde o ingresso no curso. Para que o aluno possa fazer o presente estágio é necessária a aprovação em processo seletivo próprio, organizado pelo NPJ e pela Coordenação do Curso.
O aluno do Curso de Direito da FACI também poderá realizar seu estágio no Juizado Especial instalado na própria instituição.

Cumpre ressaltar que o Curso de Direito da FACI apresenta inúmeras vantagens aos seus alunos, dentre as quais damos o devido destaque:

1. Núcleo de Direito e Cinema;
2. Núcleo de Direito e Literatura;
3. GEDs – Grupos de Estudos Dirigidos;
4. NEEVA – Núcleo de Estudos Estratégicos da Violência na Amazônia.

INFORMAÇÕES

Duração do Curso: 5 (quatro) anos.
Semestral: Mínimo: 10 (oito) semestres - Máximo: 16 (doze) semestres.
Horário: Noturno: 18h30 às 22h00 | Sábado das 08h00 às 12h00 (Atividades Complementares / Estudos Independentes / Reposição de aulas / SIDA – Sistema de Dependência e Adaptação).
Carga horária do Curso: 4560 horas.
Atividades Complementares: 200 horas.
Vagas totais anuais ofertadas: 150 vagas (100 vagas ofertadasem Janeiro e 50 no 2º em agosto).
Autorização: Portaria n° 619, de 06 de março de 2002.
Reconhecimento: Portaria n° 209, de 11 de março de 2008.