Voltar>>

PROCESSOS GERENCIAIS

Projeto Pedagógico do Curso de Processos Gerenciais

APRESENTAÇÃO:

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (CSTPG) é oferecido com o intuito de preparar o aluno/profissional a realizar atividades de análise, concepção, especificação, projeto, implementação, plano de negócio, avaliação, auditoria e gestão na formação e organização empresarial especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais, juntamente com sistemas de informações como suporte para tomada de decisão, incluindo aspectos organizacionais e humanos, utilizando para isto técnicas de relacionamento interpessoal desenvolvendo capacidade para lidar com pessoas, capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos com o objetivo de obter uma melhor análise do problema a ser solucionado, métodos e técnicas de pesquisa para conseguir através das várias soluções propostas tanto na literatura nacional quanto na internacional, principalmente as relacionadas a língua inglesa, pensar na melhor solução para o problema, podendo estas soluções ser mensurada quanto a sua eficiência e eficácia através de estudos específicos.

O Curso prepara o futuro Gestor de Empresas para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício da profissão. Pretende preparar um profissional adaptável a situações novas e emergentes, fortalecendo a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva.

MISSÃO

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade Ideal formará profissionais capacitados a ocupar e exercer as funções características da Administração, especialmente voltadas para o atendimento deste segmento empresarial, voltando-se ao melhor aproveitamento do potencial empreendedor verificável na empresa, notadamente no Estado do Pará.

Por esta proposta, o gestor de Processos Gerenciais estará capacitado a atuar como agente de mudanças, influenciando positivamente os contextos empresariais em que venham atuar. Também estará habilitado a realizar e liderar os variados processos organizacionais relativos ao planejamento, à organização, ao direcionamento dos talentos humanos e ao controle empresarial.

OBJETIVO

O Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais é concebido como um curso, em cuja formatação de seu desenho curricular. Que oferece a possibilidade de uma formação em que o discente, além de analisar os requisitos, possa também implementar e testar as ferramentas gerenciais para melhor lhe servir para a Gestão Empresarial.

DIFERENCIAIS

O CST de Processos Gerenciais foi elaborado com base nos objetivos dos cursos tecnológicos traçados pelo MEC, que são habilidades e competências e dentro desta esfera, a Faculdade Ideal inovou no mercado oferecendo um curso que em seu primeiro ano (1° e 2° Períodos) todas as disciplinas são compatíveis com as do CST de Gestão Financeira, isto faz com que o aluno possa, ao final do 2° período, optar pelo curso de Processos Gerenciais ou de Gestão Financeira sem perdas financeiras ou de tempo.

Nosso quadro de professores é caracterizado por profissionais altamente capacitados e com ampla experiência. É formado por Doutores, Mestres e Especialistas, aliado a grupo de alunos que busca lugar no mercado de trabalho. Além de sólida formação teórica, os professores também possuem uma larga experiência no mercado de trabalho, proporcionando aos discentes uma maior relação teoria x prática. Os discentes do curso também são incentivados a realização de estágios supervisionados através da Central de Estágios da Faculdade Ideal, onde os mesmos começam a atuar na área a partir do primeiro semestre de curso.

MERCADO

O Curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais é oferecido com o intuito de preparar o aluno/profissional a realizar atividades de análise, concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, incluindo aspectos organizacionais e humanos, utilizando para isto técnicas de relacionamento interpessoal com o objetivo de obter uma melhor análise do problema a ser solucionado, métodos e técnicas de pesquisa para conseguir através das várias soluções propostas tanto na literatura nacional quanto na internacional, principalmente as relacionadas à língua inglesa, pensar na melhor solução para o problema, podendo estas soluções ser mensuradas quanto a sua eficiência e eficácia através de estudos e cálculos probabilísticos e/ou estatísticos servindo de suporte para decisões administrativas de gestão.
Sua área de atuação é bem diversificada como: Instituições de Ensino (médio e superior) empresas públicas e privadas e 3º setor; organizações sindicais e cooperativas; organizações de comunicação; instituições jurídicas e penais; organizações não governamentais e em todos os espaços onde se desenvolva o processo da conscientização dos valores de administração, da ética, e da cidadania.

PERFIL

O Gestor Empresarial, não pode, como agente essencial da aplicação e criação da administração, ser apenas um repetidor, mas sim um incentivador e agente de transformação técnica, a fim de que a sociedade não fique à mercê do autoritarismo, dos abusos de poder, da insegurança e da ilegalidade, da banalização da negligência e da morte. Este profissional há de ter uma ação transformadora dessas práticas ancestrais.
Processos Gerenciais operam na natureza, e no universo humano, e em suas construções materiais. Se o profissional não tiver consciência do que significa o ser humano, se não refletir sobre o porquê esses seres se organizam como constituem seu conhecimento, como explicam a sociedade, a natureza e o universo, certamente trabalhará no mais raso senso comum, considerando os fenômenos sociais e políticos como menor problema a serem resolvidos de forma objetiva.

É neste contexto que os egressos da instituição irão atuar. Num Ambiente de contrastes socioeconômicos, identificados pelas riquezas naturais, pelo desenvolvimento econômico verificado em todos os setores e os grande bolsões de pobreza existentes, faz com que sua comunidade seja testemunha de mudanças e evoluções constantes, de forma a exigir a busca contínua de informações, como um meio de possibilitar a atuação profissional com uma base sólida sobre as questões fundamentais da qualidade de vida e, acima de tudo, como seres éticos.

Em síntese, os cursos tecnológicos possuem um perfil de cursos de curta duração; de formação de profissionais para atender campos específicos do mercado de trabalho; de possibilitar o ingresso dos discentes egressos em cursos de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu; de desenvolver competências e habilidades específicas e por possuir enfoque mais prático (visitas técnicas, atividades e estudos de casos). 

INFORMAÇÕES

Duração do Curso: O curso terá a duração de 1.666,66 horas, com tempo de integralização mínimo de cinco e no máximo oito semestres letivos, não computados os períodos de trancamento de matricula, nos termos regimentais. O Curso é oferecido no horário noturno e em sua nova estrutura curricular possui certificações intermediárias de Assistente Empresaria e de Analista em Processos Gerenciais.

Regime Acadêmico e Integralização Curricular
Vagas e funcionamento
- Vagas autorizadas: 200 vagas totais anuais.
- Vagas ofertadas: 100 vagas (50 vagas por semestre e no turno noturno).
Dimensionamento das turmas:
- Turmas de 50 alunos, em média, podendo variar em razão das vagas ofertadas pelo PROUNI, adaptações e dependências.
Regime de Matrícula
- Seriado Semestral.
Coordenador de Curso: Prof. Msc. Pablo Queiroz Bahia - pablo@grupoideal.com.br